sexta-feira, 27 de junho de 2014

Marvo Genetic - New World Basics


Marvo Genetic - New World Basics (1993)
+ info

Único lançamento do Marvo Genetic, que foi um projeto do mesmo trio da Holanda mais conhecido como Sunshower. Vale conferir esse EP pelas 2 lindas versões de "The Fourth Wave" (o nome provavelmente faz referência à "quarta onda" de produtores de techno da época).

domingo, 22 de junho de 2014

Caustic Window - Caustic Window LP


Caustic Window - Caustic Window LP (1994)
+ info

Projeto do Richard D. James (aka Aphex Twin), o Caustic Window lançou 3 EPs no começo dos anos 90 (que foram relançados numa coletânea em 1998) e depois não apareceu mais. Até agora! Um teste de prensagem de vinil de 94 que apenas o próprio Richard e alguns pouquíssimos amigos possuíam surgiu agora, 20 anos depois, à venda no Ebay, por um preço abusivo de mais de 13 mil dólares. Alguém teve a idéia genial de fazer um crowdfunding pra conseguir comprar o disco, e o projeto teve tanta gente disposta a participar que juntou mais de 60 mil dólares, com mais de 4000 compradores. O dinheiro foi usado para comprar o disco e pagar royalties, e os compradores receberam suas versões digitais do LP.
Richard D. James é famoso por ser extremamente zeloso por sua produção, alegando ter centenas de músicas que só toca para amigos próximos e outras tantas centenas que não mostra a ninguém, além de lançar músicas com nomes estranhos (como nomes de vírus de computador) para evitar exposição excessiva de seu material. O motivo desse LP nunca ter sido lançado comercialmente é um mistério, provavelmente ele não ficou satisfeito com o disco, ou estava rumando para outro tipo de sonoridade, com músicas mais rápidas e "cabeçudas". A verdade é que é um disco irregular, mas que deixa no chinelo muita coisa da época e principalmente muito do que é considerado bom nos dias de hoje, e está repleto de pérolas com uma sonoridade bem própria que só um gênio como ele sabia fazer.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Armando - 151 (The Remixes)


Armando - 151 (The Remixes) (1992)
+ info

Mais Chicago e mais um do Djax-Up-Beats, dessa vez com esse belo disco de techno e acid house, com remixes do Stefan Robbers e Speedy J.

sábado, 14 de junho de 2014

Glenn Underground - The Unborn


Glenn Underground - The Unborn (1994)
+ info

Ótimo lançamento do produtor de Chicago Glenn Underground. A primeira faixa é pouco memorável, mas as outras três são demais, entre os melhores momentos dos bons tempos do selo holandês Djax-Up-Beats!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Nemesis - Xcelsior


Nemesis - Xcelsior (1994)
+ info

Nemesis é um trio da Finlândia que continua ativo até hoje, 20 anos depois desse que foi o primeiro lançamento do grupo. Saiu no selo belga Barramundi (que merece respeito por ter sido responsável por lançar o único disco ambient do Joey Beltram, Aonox). Xcelsior é um disco irregular, mas com mais acertos que erros (como a desnecessária versão de "Set The Controls For The Heart Of The Sun", do Pink Floyd, que fecha o disco), e flui melhor nas faixas mais ambient, com vários momentos que o tornam uma verdadeira belezura.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Sunshower - Seven


Sunshower - Seven (1993)
+ info

O Sunshower foi projeto de um trio da Holanda, que também lançou entre 92 e 93 como It´s Thinking e Marvo Genetic. Três boas faixas nesse EP, e o destaque é "Weekend Millionaire", sucesso das raves da época.