sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Nav Katze - Never Mind The Distortion



Nav Katze - Never Mind The Distortion (1994)
+ info

O Nav Katze era uma dupla de japonesas que lançou vários discos de pop rock no começo dos anos 90. Em 94, logo depois de lançar o disco "Nobody Home", o produtor ou a gravadora teve a idéia de lançar um disco de remixes com artistas de música eletrônica. Discos de remixes já começavam a se tornar comuns na época, mas esse se destacou pela seleção dos artistas! Coincidentemente todos do Reino Unido: tem um remix do Ultramarine, 2 remixes do Black Dog, 2 do Aphex Twin (ambos aparecem em seu disco "26 Mixes For Cash", de 2003) e 2 do Global Communication (um deles como Reload).
Um caso raro - mas nesse caso totalmente justificado - onde o resultado é infinitamente melhor que o original! (Veja só a diferença abismal entre a versão original de "Ziggy" e a versão do Aphex Twin.)
Em 97 saiu Never Mind The Distortion 2, que apesar de ter Sun Electric, Seefeel, µ-Ziq e Autechre, está longe da qualidade desse primeiro.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

System 7 - 777


System 7 - 777 (1993)
+ info

Esse disco é um tanto quanto trance demais para meu gosto, mas ainda é muito melhor que o primeiro System 7. A guitarra ainda aparece bastante, mas é bem mais contida, e funciona melhor. A sonoridade geral mostra que o System 7 foi bem mais influenciado pelo The Orb do que pelo Derrick May. Aliás a parceria com o Alex Paterson se repete aqui, na faixa "A Cool Dry Place". E de bônus aqui a bela versão ambient para "7:7 Expansion", "Double Edged Sword Mix".

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Round One - I'm Your Brother


Round One - I'm Your Brother (1994)
+ info

Pioneiros do dub techno, os alemães Moritz Von Oswald e Mark Ernestus (Basic Channel) também se aventuraram no house. E fizeram isso com MUITA CLASSE. Lançaram 5 discos entre 1993 e 99 (reunidos na compilação Round One to Five, de 99), e esse foi o primeiro deles, com vocais do Andy Caine (que canta também no primeiro disco do System 7). E ainda tem um ótimo remix dos meninões de Chicago Chez Damier e Ron Trent.
Como curiosidade, a letra da música foi tirada dos Isley Brothers, Caravan Of Love, de 85!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Alex Patterson & Mixmaster Morris - Mixmag Live! Vol. 9


Alex Patterson & Mixmaster Morris - Mixmag Live! Vol. 9 (1993)
+ info

Lançado originalmente em fita em 1993 com a revista Mixmag, e depois em CD em 96 (a versão aqui do blog), esse álbum traz 2 mixes de 2 produtores importantíssimos na história da música eletrônica ambient: Alex Paterson, pioneiro do "ambient house" com seu projeto The Orb, num mix mais eclético indo de música clássica a guitarras, violões e cantos indianos, e Mixmaster Morris, com um excelente mix do lado mais viajante e relaxante do ambient da época (com várias faixas de projetos diferentes do Namlook e terminando com a bela "14:31" do Global Communication). Pouco mais de 30 minutos cada, esses mixes são uma pequena amostra dos sets que os dois faziam, que chegavam a durar mais de 6 horas!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

System 7 - System 7


System 7 - System 7 (1991)
+ info

Primeiro disco da dupla do Reino Unido Miquette Giraudy e Steve Hillage como System 7. Logo na primeira música, a guitarra avisa: "cuidado! estou aqui!". E está mesmo. Presente. Em. Todas. As. Músicas. Não sou radicalmente contra o uso de guitarra em música eletrônica, mas aqui, quase sempre tocada "à la David Gilmour", não combina. Ou melhor. combina, porque o disco todo é muito brega. Na verdade tem uns momentos tão bregas que dá quase vergonha de postar aqui (como a pavorosa "Freedom Fighters"). Quase, porque vale pelo registro histórico, e pela parceria nas 3 faixas com o Derrick May ("Altitude", "Fractal Liaison" e "Listen". Vale a pena conferir a coletânea lançada em 2002 das melhores faixas em parceria deles, todas mais ou menos dessa época, no disco Mysterious Traveller).

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Spasms - Spasms EP


Spasms - Spasms EP (1992)
+ info

Primeiro lançamento desse projeto de techno do holandês Arno Peeters. Acid e experimental.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mono Junk - Mono Junk


Mono Junk - Mono Junk (1993)
+ info

Projeto do finlandês Kim Rapatti (surpreendentemente não é a primeira vez que falo de techno da Finlândia, já postei aqui um disco do Nemesis), o Mono Junk apresenta um som bastante influenciado por Detroit. Tem até uma ótima faixa electro oldskool. Bem bom!
E vale a pena conferir o lindo LP dele de 95, "Gloom"!